sábado, 1 de maio de 2010

Entrevista BB Girl!!!

Hoje o nosso blog apresenta uma entrevista a uma girl dos Blue Brothers, porque as mulheres também fazem parte dos Blue Brothers, porque as mulheres fazem parte do movimento.
É a primeira entrevista feita por nós a uma mulher, e tinhamos mesmo que a fazer, caso contrário ainda ficavamos sem contabilista.
BB - Desde quando fazes parte da Furia Azul?
C - Parte integrante há 7 anos, quando ganhei a minha autonomia financeira, até lá, ia com o meu Padrinho, mas sempre com o olhinho na claque.
BB - O que te levou a ingressar na Furia Azul e na cena ultra?
C - Na altura a Fúria (na minha opinião) tava muito bem, tínhamos muita gente, todos cantavam.
Quando ia com o meu Padrinho ver (todos os jogos em casa), tinha sempre, como já referi, um olho na claque, no que cantavam, o que faziam, eu sabia as musicas todos, é outro frenesim, somos jovens temos sangue na guelra e queremos é explodir (no bom sentido da palavra).
Ainda me lembro de 2 ou 3 jogos que vi na FA com uma amiga minha, o de má memoria foi com o Boavista, no ano que nos queimaram a camisola. Foi uma experiência muito boa ver o jogo ali no meio de quem como eu ama o Belenenses . Aos 18 comecei a trabalhar, a minha primeira deslocação foi a Setúbal, depois foram umas atrás das outras, cheguei a fazer algumas directas, vinda das excursões, vir a casa trocar de roupa e ir trabalhar, isto logo ao início de entrar para a claque.
BB - Como é ser mulher num movimento maioritariamente masculino?
C - Para mim não é difícil, porque sei impor-me, mas é complicado para algumas mulheres ingressarem numa claque, é como uma moeda, tem cara e coroa. Nos temos o mesmo que o homem tem, no entanto ainda ouvimos umas bocas, diga-se, foleiras de muita gente, mas a mim passa-me ao lado. Ate porque como todo a gente sabe, que não sabe fica a saber, no nosso grupo eu era ate há pouco tempo a única mulher. Não entendo como há “ultras” que ainda dizem, mulher é para estar em casa, enfim.
BB - Quais foram os momentos que te marcaram mais? Pela positiva e negativa?
C - Tenho muitos, dava um livro.
Mas primeiro que tudo, foi no Belenenses que conheci o amor da minha vida, por muitas coisas boas que o Belenenses me possa ter dado ou ainda vir a dar, esta é sem dúvida, a melhor.
Mas vamos à questão propriamente dita… Pela positiva a ida a Alemanha, o final da Taça, apesar de ter estado em 89, não a vivi como esta. Participar daquela festa, ver o meu Belenenses ali naquele campo, foi algo de extraordinariamente fantástico, quando a equipa entrou em campo, a nossa coreografia, maravilhosa, chorei de emoção, muita alegria.
Ir a Munique foi uma experiência incrível, 4 dias fantásticos, aquele estádio é brutal, ver o Belenenses no palco europeu, foi de arrepiar. Muito bom.
Também há as duas finais do campeonato de futsal, perdidas ingloriamente para os vermelhos, a Final four na Guarda, também foi muito boa, não pelo resultado, ficamos pelo caminho, mas pelos momentos passados.
E deixem-me alargar um bocadinho, a viagem que 7 malucos fizeram a Alpendorada, foi do mais incrível que pode ter havido. (a report está no Blog da Fúria Azul Ajuda – actualmente desactivado)
Negativo… a descida de divisão em Barcelos, não queria estar ali, estava revoltada, zangada, furiosa, angustiada, não sei que mais…. Quatro autocarros, se não me engano, e depois aquela desilusão… e agora este pesadelo da descida outra vez…
BB - Qual é a tua opinião do momento complicado que o clube atravessa?
C - Acho que nem opinião concreta tenho, porque se por um lado sei que o Clube precisa de um empréstimo, porque não tem dinheiro, não tem patrocinadores, por outro o empréstimo ainda nos ia enterrar ainda mais.
Curiosidade, ontem foi o dia em que caiu a actual direcção, na minha opinião, nem deviam ter ganho as eleições. Sem direcção, sem dinheiro, sem jogadores (sim porque estarem lá ou não, a “coisa” é a mesma).
Estamos a atravessar um mar revolto, muito revolto, e precisamos de um Bartolomeu Dias para dobrar o cabo das tormentas.É muito revoltante ver o meu Grande Belenenses nesta situação, o clube, enquanto instituição, não merece, nem nunca mereceu, direcções miseráveis, que aproveitaram-se do clube, os interesses do clube devem estar acima de qualquer interesse pessoal, e as últimas direcções foi precisamente o contrario. Agora estamos, o clube está a pagar, pelas constantes calinadas que, nós sócios, demos nas eleições.
Agora é rumar contra a maré, e ver quem dá a volta por cima. Porque o Belenenses não merece, anos e anos de má gestão.
Descer à 2ª liga, não é vergonha nenhuma, todos os clubes têm recaídas, e a seguir a uma tempestade vem a bonança, aproveitar este ano que ai vem, para nos erguemos com mais força, e mostrar a muita gente, que ainda estamos vivos, que o Belenenses ainda é o Belenenses de outrora.
Como dizia o já falecido Raul Solnado, e passo a citar: “Não é do Belenenses quem quer, só quem pode”.
No entanto apesar do mau momento do clube, e da equipa de futebol, também temos vontade de sorrir, as modalidades estão a fazer um óptimo trabalho, são a âncora do clube neste momento, algo que nos deixa, a mim deixa, verdadeiramente orgulhosa, o futsal a um jogo de garantir o 1º lugar na fase regular, o andebol em 2º lugar, o voleibol na 2ª fase final.
BB - Como toda a gente sabe, tu foste condenada num processo em que eras inocente, o que sentiste?
C - Desde já quero agradecer a todos que me ajudaram a pagar a multa, a quem divulgou, a quem contribuiu, a todos mesmo, do fundo do coração um muito obrigado.
Muita revolta. Toda a gente sabe que vale mais dez mentiras de um oficial da PSP que uma verdade de um civil, sempre o foi e sempre o será.
Eles querem, podem e mandam, por isso não gosto de nenhum deles, são todos iguais, não há diferença.
Imagino quantos ultras, não andam a pagar multas e mais multas, só porque somos duma claque, e não damos “corda”.
Não assisti, mas vi o desfecho dum espancamento, em pleno estádio da luz a um amigo, e o caso não seguiu, a burocracia é tanta, é preciso tanto dinheiro para seguir com o caso até às barras dos tribunais, que uma pessoa, tem que desistir, e também porque já sabemos o desfecho, o polícia ganha sempre, não há volta a dar.
BB - Qual é a tua opinião do movimento ultra actual?
C - Num aspecto geral esta bom, uns grupos atravessam bons momentos, outros maus, e outros mantêm o mesmo dos anos anteriores, porque neste mundo, tudo gira à volta dos resultados que a equipa de futebol do clube faz. Se a equipa esta bem, esta tudo bem, senão está, parece que tudo corre mal, e a motivação na bancada não é a mesma.
BB - Que opinião tens da lei 16/2004?
C - Uma estupidez, parecemos uns criminosos, só porque pertencemos a um grupo, que mal tem andar com cachecóis, bandeiras, faixas etc… do nosso clube, a única coisa que fazemos é apoiar o clube do nosso coração, no meu entender, não é crime.
Lei fascista e sem razão de o ser, querem “imitar” as leis existentes noutros países europeus, mas não sabem como, e não aproveitam as boas ideias. E até porque, é uma lei que cada Comandante da PSP faz à sua maneira, e como quer aplicar, nem eles sabem ao certo o que fazer, é mais do género, gosto ou não gosto do clube…
BB - Como vês a repressão a que estamos sujeitos todas as semanas?
C - Faz-me lembrar os relatos que oiço sobre o antes 25 de Abril.
No Restelo, na nossa casa, parecemos autênticos bandidos, eu já fiz a experiência, entro com cachecol da Fúria (quando não embirram que não entra nada), e sou revestida ate ao tutano, entro a “civil” e mal me vêm a mala.
BB - Define o que significam para ti as seguintes palavras;
C - BELENENSES – a minha vida
FURIA AZUL – uma paixão
BLUE BROTHERS 1984 – a minha família azul
ULTRA – um modo de vida
BB - Peço-te só que deixes uma mensagem final aos nossos leitores.
C - Agradeço esta oportunidade, muito obrigada ao blog, finalmente uma mulher entrevistada, J.

Não deixem que ninguém vos “roube” o que mais gostam de fazer, apoiem o vosso clube, seja ele qual for, se for do Belenenses ainda melhor, porque é saudável, merecemos depois de uma semana de trabalho, estarmos com os amigos, conviver, e ver o clube do nosso coração.

Obrigada mais uma vez.
Saudações azuis
Tenho todo o orgulho sou Belém ate morrer.
Agradecemos á C. a entrevista e o tempo disponibilizado para que tal fosse possivel, esperemos que continue a ser a camarada do costume, e a contabilista de serviço, porque o que seria de nós sem a C. a controlar os gastos nas loiras....
PELA BANDEIRA, SEMPRE CÁ ESTAREMOS !!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

grande intrevista

BOB

BB1984 A disse...

muito boa a entrevista sim senhora ehehehe bjx e abraxos
BLUE BROTHERS 1984 MAIS QUE UM GRUPO UMA FAMILIA

lp16 disse...

Boas perguntas e boas respostas.
Foca um lado muito poucas vezes retratado neste meio e que nos mostra, definitivamente, que as andanças "da bola" não são de exclusividade masculina, nem que as mulheres são meras espectadoras, tendo muitas parte activa nos grupos de apoio..

Cumps!