quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Entrevista Espaço Ultra

Hoje o BB publica uma entrevista com o admin. do Espaço Ultra.




Amanhã será publicada outra entrevista, mas até lá fiquem com esta.


BB- Conta como surgiu o projecto, e o porquê?


Espaço Ultra- Sempre tive tendência e curiosidade em saber um pouco mais de cada grupo, principalmente daqueles que não posso presenciar ao vivo, muito em culpa pelos preços praticados em Portugal, e no que ao Estrangeiro diz respeito, é impensável no meu quotidiano dispender de elevadas quantias monetárias. Já sou um interveniente indirecto em projectos como Megafone, Ultras12, Sector Ultra, apenas como mero leitor.

Vi-os crescerem, assimilarem-se e ficarem ao abandono e à mercê dos guerreiros cibernáuticos. Sempre gostei de comentar e escrever sobre o que presenciava ao longo da minha vida nos jogos do meu clube. Por isso, criei uma espécie de diário pessoal (um simples documento no Microsoft Word), onde relatava todos os momentos da minha claque e das visitantes.

Depois, nos poucos sítios onde se falava sobre o Movimento Nacional, estava sempre atento às visões dos demais visitantes, nomeadamente sobre a necessidade de existência de um projecto sólido, parcial e destinado únicamente à temática Ultra e do adepto em geral. Foi então que, de um momento para o outro resolvi criar o Espaço Ultra, que para além das críticas de quem o pretende arruínar (vocês sabem perfeitamente quem são), sempre manteve em práctica uma filosofia base.


BB- Que pensas que falta ao blog, se é que falta alguma coisa na tua opinião?



Espaço Ultra- Sim, obviamente que falta. Não existem projectos perfeitos e o que eu administro têm alguns defeitos. O grande principal será, sem margem para dúvidas, a não actualização no timming correcto. Infelizmente não posso fazê-lo no momento oportuno, pois para além disto tenho a minha vida pessoal e profissional. Muitas vezes estou "sobrecarregado", mas se for necessário ficar até de madrugada a trabalhar no Blogue, fazer-lo-ei com o maior prazer.


Outro dos demais problemas com que me deparo é da não colaboração dos visitantes. Já foi mencionado inúmeras vezes, que todos os que tem qualquer tipo de informação relativa a qualquer grupo, poderá enviar para o nosso correio electrónico. Só que, são poucos os que cooperam. Assim sendo, se já era complicado arranjar notícias "fresquinhas", com esse entrave mais complicado se torna.





BB- Projectos para o futuro, existem alguns?



Espaço Ultra- No que ao Espaço Ultra diz respeito, gostaria que este se afirma-se definitivamente no Panorama Ultra Nacional e quiçá Mundial. É um espaço de constantes oscilações.
Outro desejo meu, era de ver comentários com princípio, meio e fim, coerentes e válidos, sem qualquer tipo de ofensas. Vocês não imaginam a quantidade de comentários tenho que banir diáriamente.



BB- Que opinião tens da lei 16/2004?


Espaço Ultra- Foi o verdadeiro "sismo" nas claques Portuguesas. Foi uma tentativa frustada que arranjaram para acabar com a violência no desporto, mas esqueceram-se que muita gente não partilha dos mesmos ideais que eles. Alguns já cederam, outros nem na tentação caíram. É impensável que pretendam controlar tudo que a claques diz respeito. Pessoalmente não me considero uma pessoal ilegal, aliás, até tenho a documentação toda em dia. No entanto, nunca em circunstância alguma compactuarei com aqueles que teimam em denegrir o futebol à força toda. Fornecer os meus dados pessoais? Nem pensar.
Esta lei abalou completamente os grupos Portugueses. Se já poucas forças restavam, então agora nem se fala. O que é certo é que veio gerar muita revolta e afastamento, principalmente daqueles que têm uma visão idêntica à minha e viram o seu grupo ceder à legalização.



Honra aos que ainda continuam a defender a mística.






BB- Como vês o movimento ultra nacional na actualidade?




Espaço Ultra- Cada vez pior. Incomparável ao auge, que a meu ver sucedeu nos anos 90. Cada vez se vê mais grupos de "interesses" em vez de grupos de apoio. A luta pelo protagonismo no seio do mesmo faz "febre" e todos querem ter poder. Mas o poder é relativo. Na hora da verdade ninguém da a cara e é precisamente por isso que se têm registado um grande decréscimo.

Os preços exorbitantes, os horários, as transmissões televisivas e as novas modas, são para mim, os principais factores que contribuiram para isso. Já são poucos os que tomam a iniciativa, que tem vontade e dão valor à imagem do seu grupo, do que ele representa e representou. Já são poucos os resistentes e infelizmente, a juventude que irá ser o futuro, não me parece no caminho certo para realizar algo de positivo. A internet sem dúvida alguma, tem uma influência negativa (tirando o facto de possibilitar uma maior divulgação de informação). Os valores, esses sim, aprendem-se fim-de-semana após fim-de-semana em todos os estádios de Portugal.




BB- Que achas que ainda se poderá fazer para melhorar o movimento?




Espaço Ultra- Definitivamente já nada voltará ao que era. Entramos numa fase demasiado moderna e as velhas maneiras já não são praticadas. Recintos desportivos novos, forças policiais em exagero, é tudo muito "chique". A única solução é não baixar os braços, continuar a resistir e apoiar e para os que já tem mais anos no movimento, partilhar com a nova guarda os ideais. Só eles ditarão o futuro das claques Portuguesas. É a única maneira, a meu ver não existe mais nenhuma. O diz que se faz não vale a pena. Preconizar situações utópicas não vale a pena. Há que aceitar a realidade como ela é e fazer o nosso papel. Apoiar e divulgar.







BB- Nos últimos tempos tem se notado um grande crescimento da cena casual, pensas que será de futuro o rumo a seguir devido a repressão?



Espaço Ultra- A meu ver é uma possibilidade bastante previsível. Se continuarem a insistir na lei 16/2004 e a banalizar os grupos por não cederem, assistir-se-á cada vez mais à formação de grupos intitulados de casuais. Contudo, é necessário aprender a diferenciar as coisas. Hoje em dia tudo se sabe e tudo se percebe. A casualidade em Portugal está a ser encarada como uma moda e não um modo de assistir ao futebol. Não importa as roupas (Burberry, Fred Perry, etc...) que se usa. Um verdadeiro casual vai ao futebol com roupa do dia a dia, pois só assim passa despercebido.




BB- Qual é na tua opinião o melhor grupo nacional no momento?




Espaço Ultra- Todos os grupos que não cederam à legalização. As razões são óbvias.

Não estou a querer de alguma forma dar imagem negativa aos legalizados, pois até houve quem se evidencia-se. No entanto, o facto dos que ainda não cederam continuarem a resistir, é o suficiente para lhes atribuír nota mais.



BB- Quais foram na tua opinião, os grupos que mais se destacaram neste ultimo ano?




Espaço Ultra- Os que mencionei anteriormente.






BB- Que opinião tens da Fúria Azul?




Espaço Ultra- Aprecio o grupo pela sua fidelidade não só ao futebol mas também às diversas modalidades do Belenenses. É um grupo com bom historial e isso ninguém apagará independentemente do que está ou possa vir a acontecer. Como fui relatando ao longo da entrevista, dou particular preferência a todos os grupos que não cederam à Lei 16/2004, e a Fúria Azul é um deles.


Continuem a lutar pelos vossos ideais, pois somos nós (adeptos) o verdadeiro motivo da existência do futebol.





BB- Como vês a forma injusta como a comunicação social trata a malta das claques?



Espaço Ultra- Por inúmeras vezes fui mencionando no Espaço Ultra a minha visão sobre a Comunicação Social. Enquanto tudo que for pasquim ou canal televisivo, disser tudo que lhes vêm à cabeça só para conquistar a sociedade, para mim não merecem credibilidade nenhuma. A única intenção é dar uma imagem negativa das claques e nós temos que lutar contra isso.





BB- E lá por fora, que grupos admiras? Qual é o estilo que mais te agrada e com que te identificas?



Espaço Ultra- Sempre me agradou mais o estilo Britânico, principalmente pela intensidade com que praticam os seus cânticos, pelos estádios lotados e pelas firmas. O espírito Ultra corre-me nas veias, mas hoje em dia para me deslocar ao futebol tenho que adoptar outro estilo.







BB- Muito obrigado pela entrevista, peço-te só que deixes uma mensagem final.




Espaço Ultra- mensagem final é bastante simples e será para toda a gente. Continuem incessantemente a apoiar o vosso clube. Nunca desistam quando as dificuldades apertarem.Um abraço e continuação de um óptimo trabalho ao serviço da Blogosfera Portuguesa.
Os nossos agradecimentos ao admin do Espaço Ultra, que fica desde já convidado para assistir a um jogo junto da F.A e dos BB.
BB 1984

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns por mais uma boa entrevista.