sábado, 3 de abril de 2010

Entrevista World Ultra !!!

Hoje e ao fim de bastante tempo os BB estão de volta com a sua rubrica das entrevistas.

Fizemos uma pequena entrevista ao editor do blog ultra do momento, e que também tem um bom forum, talvez do melhor que alguma vez tenha existido cá pelo burgo.



BB : Fala-nos do teu projecto e o porquê?


WU : O WorldUltra é um blog acerca do movimento ultra, que tem como objectivo divulgar tudo o que se passa no mundo ultra.Quando criei o blog foi mais no sentido de saber como se trabalhava com o blogger e como era ter um blog de ultras. Com o tempo cada vez mais tenho o gosto de postar diariamente no blog e assim informar todos os leitores da actualidade ultra.


BB : Que pensas ainda fazer para melhorar o blog?


WU : A minha opinião é que no blog há sempre coisas a melhorar, mas penso que só com o passar do tempo é que me vou apercebendo do que há para melhorar. O objectivo minimo será o de continuar o blog com esta maneira que tenho feito até aqui, mas penso que é importante realçar que primeiro está a minha vida profissional e só depois está o blog.



BB : Projectos para um futuro próximo existem?

WU : Penso que não se pode chamar projectos para um futuro próximo mas sim pensamentos ou mesmo sonhos que era o ir fotografar um jogo português em cada fim de semana ou mesmo um estrangeiro.



BB : O fórum tem corrido muito bem, com debates interessantes, com cabeça tronco e membros, qual é a tua opinião em relação a isso? Pensas que a maioria do pessoal quer um espaço com qualidade, sem as habituais conversas da treta?


WU : Penso que o fórum tem corrido muito bem, há muitos assuntos interessantes para se debater, entre outras coisas, e penso que no geral os ultras têm se respeitado uns aos outros e tem havido boas conversas com cabeça, tronco e membros e penso que aquela medida que tomei em restringir o fórum apenas aos utilizadores que participam regularmente fez com que o fórum chegasse ao nivel que está actualmente. E isto faz com que o pessoal de valor participe mais.



BB : Como vês o movimento Ultra em Portugal na actualidade?


WU : Infelizmente no geral vejo o movimento ultra em portugal mal, já são poucos os ultras que lutam por um movimento melhor.

Penso que um dos principais factores é a não passagem do testemunho dos mais velhos aos mais novos, ou seja, penso que os mais velhos não confrontam quem não está bem e não tentam incutir os valores do seu grupo, isto falando no geral.
O pessoal mais novo hoje em dia prefer ter um cachecol de derteminado grupo do que realmente ir á bola, outros preferem fazer material para levar para os jogos (alguns mal conseguidos, outros copiados e outros que não se identificam com esse mesmo grupo) do que realmente levarem o que devem lá para dentro, depois há aqueles que só vão á bola quando o seu clube está em alta e depois quando vão desrespeitam quem lá está sempre independentemente da situação em que o seu clube se encontra. Estas são só alguns consequências daquele factor que referi.
Mas atenção há outros factores que também contribuem para o estado em que o movimento está, mas se fosse falar de tudo nunca mais sairia daqui e por isso falei do factor que achei mais importante

BB : Que opinião tens da lei 16/2004?

WU : Penso que foi mais uma tentativa frustada que arranjaram para controlar tudo que a claques diz respeito, não acho correcto ter que se dar os dados pessoais á policia para se apoiar o seu amor junto de um grupo de amigos, é certo que os grupos mesmo não se legalizando a policia sabe bem quem são os seus membros e quem são os "principais", mas penso que esta lei está totalmente em desacordo com os ideais ultras e por isso sou contra.


BB : Que achas que se poderá fazer para melhorar o movimento Ultra em Portugal?

WU : Penso que se pode fazer algumas coisas para melhorar, começando por aquele factor que referi que é a passagem do testemunho dos mais velhos aos mais novos com o objectivo de confrontar quem não está bem e tentando incutir os valores do seu grupo e o velho espirito. É certo que já nada voltará ao que era, mas talvez com uma manifestação ultra pudesse haver um abanão no movimento, e visto que o movimento está como está, penso que não se perdia nada em tentar, pois pior que o panorama actual é impossivel. O que nos resta fazer é continuar a lutar e a apoiar o seu clube da melhor maneira possivel.



BB : Nos últimos tempos tem se notado um grande crescimento da cena casual, pensas que será de futuro o rumo a seguir devido a repressão? Ou pensas que será apenas mais uma moda passageira, que acabará por passar como todas as outras?


WU : Ao contrário de muitas outras pessoas e mesmo alguns achando e fazendo de isto uma moda, penso que será o rumo a seguir devido á repressão, mas penso que primeiro há que haver casualidade em mentalidade e atitudes e sobretudo coerência e deixar o vestuário para segundo plano. E já agora deixo esta pergunta no ar, já viram o quanto era dificil para os acab controlarem um grupo todo que se adaptasse esta postura? Mas também sabemos que isto não passará de um mero pensamento, até porque grande parte dos elementos de cada grupo preferem andar identificados com o cachecol do seu grupo ao peito para se exibirem e mostrarem aos amigos que pertencem ao tal grupo, mas também é certo que há aqueles que os levam, mas é simplesmente pelo muito orgulho que têm em pertencer a esse determinado grupo e a esses a minha palavra de apreço.


BB : Quais foram na tua opinião, os grupos que mais se destacaram neste ultimo ano?

WU : Infelizmente em portugal os grupos que se destacam mais são sempre aqueles em que os seus clubes estão em alta (atenção que há elementos de vários grupos que estão lá sempre independentemente da situação e lá vão lutando e apoiando sempre da melhor maneira possivel, mas é certo que são poucos e por vezes não conseguem dar o famoso "show"). Mas destaco principalmente quem não se legalizou, não quero com isto inferiorizar quem se legalizou, mas penso que há que dar nota mais a quem não cedeu a mais uma lei absurda. Destaco também quem lá vai lutando contra os acab e contra o futebol moderno, seja com frases, faixas, etc, seja com material pirotécnico.


BB : Como encaras a forma injusta como a CS nos trata por vezes?

WU : A unica intenção dos mesmos será sempre deitar os ultras abaixo, preferem falar mal da malta das claques colocando sempre todos no mesmo saco e algumas vezes inventando coisas para conquistar a sociedade, mas esqueçem-se que há aqueles que dão a volta ao mundo atrás do seu clube, fazendo muitos esforços e algumas vezes colocando a sua vida em risco, há que saber separar, esses merecem muita consideração. Mas todos nós já sabemos como é a comunicação social e não vai ser por ela que vamos deixar de fazer o que nós todos gostamos, pois estes merdosos com estas cenas só nos fazem ficar mais fortes para superar tudo isto.


BB : E lá por fora, que grupos admiras? Qual é o estilo que mais te agrada e com que mais te identificas?

WU : Admiro muitos grupos no estrangeiro mas não vou mencionar um em particular. Mas falando em países, gosto do estilo inglês, dos italianos e dos gregos, mas tendo em conta que a cultura dos dois últimos que referi é diferente da cultura do primeiro.


BB : Que opinião tens da Fúria Azul?

WU : É um grupo pelo qual nutro muito respeito pelo que têm feito ao longo deste 25 anos, principalmente pela sua fidelidade para com o Belenenses, tanto no futebol, como também nas modalidades. Não se legalizaram e lá vão luntando com os poucos mas bons elementos.


BB : Muito obrigado pelo tempo despendido, peço-te só que deixes uma mensagem final.

WU : Sigam sempre o vosso clube seja em que circunstância for, pois nas fases mais dificeis é que se vê os verdadeiros ultras e nunca abandonem os vossos companheiros de bancada seja em maioria ou inferioridade. Nunca desistam, lutem! Cumprimentos para a malta da fúria azul e continuação de um optimo trabalho á frente deste blog que visito diariamente.
Resta nos agradecer ao edito do World Ultra a disponibilidade para a entrevista, e desejamos as maiores felicidades ao projecto.
PELA BANDEIRA, SEMPRE CÁ ESTAREMOS!!!






5 comentários:

A BB1984 disse...

mais uma boa entrevista feita pelo chefe eheheh
BLUE BROTHERS 1984 MAIS QUE UM GRUPO UMA FAMILIA

FA84 disse...

Boa entrevista a alguém que faz a sua parte pelo movimento.

Anónimo disse...

Acham q é esta a postura e o pensamento a seguir que o rsponsavel do blog falou?

cumps

Terrace disse...

Podes ser mais explicito senão te importares.

A minha postura e dos BB nós sabemos qual é, e quem nos conhece e já lidou com a turma sabe bem qual é.

Agora cada um é como cada qual,tem a sua atitude, a sua linha de ideal, de pensamento.

Se calhar e estarei a ser demasiado vago mas se calhar a tua atitude e linha de pensamento não é a mesma que a minha, ou de 10 pessoas ligadas ao movimento como tu aparentas ser.

Isto falando a titulo pessoal, a atitude terá de ser sempre lutar contra as leis repressoras, contra os cabrões que nos tentam marionetar, contra o poder politico, e tentar sempre que a nossa luta nos devolva o nosso futebol, o futebol é do povo e para o povo deverá servir.

Sobre isto farei um dia destes, muito em breve um post.

Tenho muita frase solta, que só se enquadra num texto digno, digno de ser publicado na linha Blue Brothers de sempre.

Avante rapaziada, Avante camaradas, PELA BANDEIRA, SEMPRE CÁ ESTAREMOS!!!

C. disse...

eu adoro anominos ;)))
deixam sempre comentarios mt elucidativos :)