
FB - Os FamaBoys começaram em 1990 quando um grupo de amigos se lembrou de criar um grupo organizado de apoio ao F.C.Famalicão, estando o clube na I divisão.
Na altura havia um grupo “Juventude Famalicense” que era do estilo “fanfarra”, e como muitos dos jovens não se identificavam decidiram criar os FAMABOYS ULTRAS.
Desde ai o grupo foi sobrevivendo sempre graças à paixão de alguns elementos, conseguindo com muitas dificuldades sobreviver apesar da grande queda do clube até aos regionais.

BB - Quantos elementos têm os Fama Boys ?
FB - Os FamaBoys neste momento estão um pouco desorganizados em termos de contagem oficial, mas teremos cerca de 100 elementos.

FB - OS FamaBoys têm uma média de 40/50 elementos em casa e fora, embora no último jogo em casa com o Taipas em tiveram cerca de 4000 pessoas no estádio, os FamaBoys estavam perto da centena de elementos.

BB - Têm alguma amizade oficial?
FB - Não

FB - Neste momento penso que os FamaBoys não têm inimigos, tivemos grandes rivalidades no passado com os Fighters Boys mas com o passar dos anos as coisas foram se dissipando fruto dos poucos jogos existentes entre os dois clubes.

FB - A Fúria Azul é um dos grupos históricos do movimento em Portugal, um grupo que se manteve fiel aos princípios, com coerência e fidelidade, muito raro nos tempos que correm. È sem duvida um dos grupos de referencia no mundo ultra português. Se houvessem mais grupos com as mesmas qualidades, teríamos um movimento muito mais unido e com melhor qualidade.

BB - Como vês o movimento ultra na actualidade ?
FB - Neste momento o movimento passa por uma crise de mentalidade, a “moda” passou e vê-se os grupos com menos elementos, o que também teve um aspecto positivo, que foi o de seleccionar o pessoal, ficando apenas os “verdadeiros”.
A má fama dos grupos e a repressão existente também em nada ajuda à melhoria do movimento, mas nós elementos dos grupos, também temos muita responsabilidade nisso, porque, todos temos problemas em comum e pouco ou nada sério, fazemos para os resolver. Os grupos deveriam se unir criando estratégias para defender os interesses de todos.

BB - Que opinião tens da lei 16/2004 ?
FB - A lei 16/2004 veio prejudicar e criar ainda mais problemas aos grupos, ou seja, havendo maior controlo e repressão, qualquer acontecimento em que um grupo e os seus elementos se envolvam, serão recriminados e infelizmente podem acabar por ter problemas sem na realidade participarem em actos ilícitos. Após a aplicação desta lei, as forças policiais estão cada vez mais autoritárias e controladoras, chegando até à censura, e esses problemas não acontecem só nas divisões principais, nós, este ano a disputar um campeonato distrital temos sentido bem na pele os efeitos desta lei, sendo semanalmente alvo de atenção especial pela parte das forças policiais.

BB- Quais são os grupos que mais admiras lá por fora? Qual o estilo que mais te agrada?
FB - O estilo que mas admiro e mais me identifico é o italiano.
Não havendo um grupo que mais admiro, admirando vários grupos em várias áreas de intervenção, deixo um destaque especial aos Ultras dos Brescia pela mentalidade e paixão que transmitem.

BB - Deixa só uma mensagem final.
FB - Queria deixar uma mensagem a todos os que fazem parte deste movimento que lutem e que trabalhem cada dia mais em prol do seu grupo e do seu clube, deixando de lado algumas diferenças e desavenças com outros grupos. Estamos na altura de nos unirmos E de lutarmos pelo aquilo em que acreditamos, senão os grupos estão em risco de sofrerem cada dia mais repressão, e podem acabar por se extinguir.
“MAIS QUE UMA PAIXÃO, O AMOR AO FAMALICÃO!”