sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Video do Dia
Este video demonstra que a união faz a força.
BB 1984
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Video do Dia
Hoje regressa a rubrica videos do dia, peço desculpa mas nos ultimos dias não postei nenhum video, muito por falta de paciência pois existe muita gente com diarreia cerebral e vêm para aqui cagar as suas asneiras.
Entretanto votem na sondagem.
BB 1984
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Entrevista Ultras Life
Um grande projecto que gostava de ver concretizado, era o lançamento de um fanzine com o próprio título: Ultras Life, na qual referia um pouco mais acentuado os grupos dos escalões inferiores, algumas entrevistas, e o movimento lá por fora, com claro destaque para os países de Leste. Mas penso que isso não será para já.
Penso que é importante referir que este blog é pessoal, e conta apenas com post’s de temas que eu acho que são realmente relevantes.
Normalmente não trabalho com a actualidade ultra, prefiro abordar temas menos referidos no nosso país.
Neste momento existem muitos blogs sobre a actualidade ultra, mas se formos dar uma “olhadela” rápida por todos eles, verificamos que falam do mesmo, mas por outras palavras. Muda o nome, fica o mesmo conteúdo.
A minha “missão” foi mais de trazer algo de novo, tratando assuntos de que realmente me interessam devido ao seu grau de importância. O blog não é generalista, por isso talvez encontrarão muitas opiniões divergentes. Os temas abordados são imensos, num dia poderei esta a falar sobre as “firms” Britânicas, como noutro dia estarei a referir algum grupo Ultra menos conhecido.
Isto não passa de uma mera táctica para tapar os olhos aos mais distraídos, polícias que antigamente patrulhavam os bairros, vêem esta lei como forma de escapar a problemas mais sonantes.
Blogs como o Ultras Life, são diariamente inspeccionados a pente fino pela polícia, para retirar nomes, moradas, localidades etc., de possíveis ameaças ao futebol (como eles nos apelidam). A verdade é que há certas pessoas que lhes facilitam e muito o seu trabalho. Penso que têm que se mentalizar que cada vez mais há uma perseguição enorme aos ditos grupos “ilegais”, há que combater essa repressão…
A lei 16/2004, esta totalmente em desacordo com os ideais ultras e da mesma forma, esta totalmente em desacordo com o que acredito e prático.
E o que esta lei trouxe de bom? Nada.
Aumentaram os casos de excesso de zelo, o abuso a autoridade, a má formação, patente em alguns dos agentes que Domingo após Domingo se cruzam connosco no Estádio. Somos Ultras, cometemos excessos? Claro que sim, é normal quando se dá uma junção de massas, e somos responsabilizados por isso pelos amigos, pela família, pelos média, pela polícia, nos empregos, nos tribunais!
É justo? A resposta não é assim tão linear quanto a partida parece. Quando cometemos erros pagamos por eles, criam-se leis, detêm-se pessoas, e é a justiça a funcionar! Mas, e quando o erro não é nosso? Bom, quando é a polícia a proceder mal, não há testemunhas, as provas desaparecem, arquivam-se processos, e esta feita a justiça.
Hoje em dia vejo-me rodeado de pessoas que não sabem receber os mais novos, e fecham-se no seu mundo, deixando de comunicar com os outros. Penso que na verdade acabou grande parte da alegria que havia nas curvas.
Esperança !!!!
O futsal venceu e recuperou a 1ª posição, e ai nota-se que os jogadores mais influentes estão todos a subir de forma, e o que interessa é chegarem ao play-off no máximo das suas capacidades.
O rugby venceu e ascendeu ao 3º lugar, dando um passo importante rumo ao play- off.
O andebol voltou a vencer a lagartada , e ascendeu ao 3º lugar mostrando que tem argumentos para se bater com qualquer equipa em Portugal.
As meninas do voléi perderam, mas estão em boa posição para alcançar os objectivos.
Nas camadas jovens, tenho de destacar os juniores pois estão em 1º num grupo que tem 2 estarolas, e ainda um clube do quintal do João jardim em que os jogadores quase recebem como profissionais(e quem paga somos nós o Zé povinho) .
E lá vamos mostrando semana após semana que estamos vivos, e bem vivos e que vão ter de nos gramar por muitos e bons anos .
E assim terá que ser, lutar contra tudo e contra todos, e é ai que entramos nós os sócios do Belenenses , é que nós temos de comparecer mais, apoiar ainda mais as nossas equipas, e aqui também nós furiosos somos muito mas muito importantes, porquê infelizmente nós somos sempre o fio condutor do apoio ao clube, todas as ultimas iniciativas no clube tiveram o dedo da Fúria Azul .
Mas os sócios do Belenenses têm de perceber uma coisa, os furiosos não são assalariados como noutros clubes para apoiar o Belenenses, fazemos todos os esforços financeiros para puder estar onde as nossas equipas jogam, abdicamos muitas vezes de ir ao cinema com a mulher ou uma jantarada, tudo para puder apoiar o Belenenses mas fazemos todos estes esforços com um grande sorriso na cara, pois por amor ao Belenenses nós somos capazes do impensável.
Antes de terminar este texto, não posso deixar de enviar um recado a certos sócios do Belenenses e aqui também para a comissão de gestão ou aos futuros dirigentes.
Já chega de ver a bancada destinada aos sócios do Belenenses infestada de lampiões ou de lagartos, já chega meus amigos de ver pavões de cachecol ao pescoço a passearem-se pela bancada muitas vezes com ar provocatório, é que depois acontece o que aconteceu esta semana, dá confusão e pelos vistos só no dia em que der merda a sério alguém irá tomar medidas.
E a culpa é na totalidade dos sócios do Belenenses que para lá levam esses animais, nós podemos ser poucos mas enquanto nos restarem forças iremos sempre lutar contra esses merdas, não queremos misturas.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Diário do fim de semana
BB 1984
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Cansado desta merda !!!!
Mas o engraçado, é que quando vemos de onde vêm as ameaças, elas vêm de gondomar, da amadora, enfim vêm de todos os lados menos de Guimarães.
Escusado será dizer, que alguem quer criar problemas onde eles nunca existiram.
O Belenenses tendo ou não razão, está no direito de protestar, pois 1º a ultima jornada deveria ter sido jogada no mesmo dia e a mesma hora, 2º dentro de campo fomos espoliados de pelo menos 1 ponto( ninguem tem culpa dos frangos do Moreto), e 3º a liga não pode fazer o que lhe apetece.
O futebol português vai mal, o presidente do clube da cidade dos padres fala em máfia(bem vindo ao futebol português), os 3 estarolas reclamam mas no fim de contas são os mais beneficiados.
Senão vejamos os ultimos tempos, o slb ganhou ao clube dos padres e foi escandalosamente beneficiado, o scp falou e em vila do conde ganhou com um golo em fora de jogo quase 5 metros.
Na taça da liga ao guimarães foderam um penalti, que na altura dava o empate aos vimaranenses.
O rol é extenso, os pequenos são sempre os fodidos, e serão enquanto tivermos esta liga do faz de conta.
Para o pessoal do Belenenses, amanha juntem a vossa voz aos furiosos, vamos empurrar a equipa para a vitória, contra tudo e contra todos.
BB 1984
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Entrevista Espaço Ultra
Amanhã será publicada outra entrevista, mas até lá fiquem com esta.
BB- Conta como surgiu o projecto, e o porquê?
Espaço Ultra- Sempre tive tendência e curiosidade em saber um pouco mais de cada grupo, principalmente daqueles que não posso presenciar ao vivo, muito em culpa pelos preços praticados em Portugal, e no que ao Estrangeiro diz respeito, é impensável no meu quotidiano dispender de elevadas quantias monetárias. Já sou um interveniente indirecto em projectos como Megafone, Ultras12, Sector Ultra, apenas como mero leitor.
Vi-os crescerem, assimilarem-se e ficarem ao abandono e à mercê dos guerreiros cibernáuticos. Sempre gostei de comentar e escrever sobre o que presenciava ao longo da minha vida nos jogos do meu clube. Por isso, criei uma espécie de diário pessoal (um simples documento no Microsoft Word), onde relatava todos os momentos da minha claque e das visitantes.
Depois, nos poucos sítios onde se falava sobre o Movimento Nacional, estava sempre atento às visões dos demais visitantes, nomeadamente sobre a necessidade de existência de um projecto sólido, parcial e destinado únicamente à temática Ultra e do adepto em geral. Foi então que, de um momento para o outro resolvi criar o Espaço Ultra, que para além das críticas de quem o pretende arruínar (vocês sabem perfeitamente quem são), sempre manteve em práctica uma filosofia base.
BB- Que pensas que falta ao blog, se é que falta alguma coisa na tua opinião?
BB- Projectos para o futuro, existem alguns?
BB- Que opinião tens da lei 16/2004?
BB- Como vês o movimento ultra nacional na actualidade?
BB- Que achas que ainda se poderá fazer para melhorar o movimento?
BB- Qual é na tua opinião o melhor grupo nacional no momento?
Não estou a querer de alguma forma dar imagem negativa aos legalizados, pois até houve quem se evidencia-se. No entanto, o facto dos que ainda não cederam continuarem a resistir, é o suficiente para lhes atribuír nota mais.
BB- Quais foram na tua opinião, os grupos que mais se destacaram neste ultimo ano?
Espaço Ultra- Os que mencionei anteriormente.
BB- Que opinião tens da Fúria Azul?
BB- Muito obrigado pela entrevista, peço-te só que deixes uma mensagem final.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Video do Dia
River Plate vs Boca Juniors
Los Borrachos del Tablon
La 12
BB 1984
Particularmente fodido com esta merda!!!
Parece que não podemos fazer nada, nadinha sem que nos fodam a grande.
Na luz foi a palhaçada que todos viram, no futsal para aqueles que lá foram foi uma mega palhaçada.
De realçar o facto, de nos 2 sitios estar presente a Furia, somos poucos mas as nossas equipas nunca jogam desacompanhadas.
Quero agradecer aos furiosos que se deslocaram á luz, pois não deixaram a nossa equipa sozinha, e poucos ou muitos estivemos presentes nos 2 sitios.
Mas depois de muito pensar, lá cheguei a uma conclusão, não consigo viver sem o meu Belenenses, e só me dão mais força para apoiar as nossas equipas, para lutar contra o monopólio do desporto nacional, em que só os 3 do costume se podem chegar a frente, pois seja em futebol ou em qualquer outra modalidade quem se chega a frente é rapidamente fodido pelo sistema.
Agora só espero que os sócios do clube, e os furiosos em particular respondam a chamada para sexta feira.
O apoio de todos nós é importante, agora mais que nunca temos de nos unir em torno do clube.
Em relação ao que tenho lido em certos blogs, a respeito da Furia Azul ser nucleo oficial do Belenenses, peço aos furiosos para não se darem ao trabalho de responder, porque não vale a pena estar a dar palha.
E um recado para os furiosos, somos um grupo com 24 de história, sabemos quem somos, sabemos o que somos, não tentamos nem nunca tentaremos ser igual a este ou aquele, nós somos de um clube diferente, e a Furia Azul é diferente, somos o que somos e o resto é merda.
BB 1984
sábado, 17 de janeiro de 2009
Parabens Furia Azul
A partir de hoje e porque estou cansado dos tristes comentários, com que têm impestado o blog, os comentários serão moderados.
BB 1984
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Video do dia
E para regressar nada melhor que homenagear a grande Alma Salgueirista.
Parabens Alma
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Entrevista com um Casual dos Biris Norte
Casual BN - O que conhecemos hoje como Biris Norte teve origem na Peña Biri-Biri, que foi fundada oficialmente em 1975 (embora a 13 outubro 1974 num jogo em Cádiz, e vimos uma bandeira com o nome biris), em honra de um jogador de nacionalidade gambiana do Sevilla Fc, Alhaji Momodo Njile alias Biri Biri.
Casual BN- Sim, temos uma parceria com Riazor Blues (Desportivo da Corunha), Sul Kolectivo (Xerez CD), Commando Ultra'84 (Olympic Marselha) e mais recentemente com a curva sul de Modena.
BB- Quem são os inimigos?
Depois, há com outros andaluzes como a Frente Onuba(Recreativo Huelva) e Frente Bokeron(Málaga CF).
Em geral qualquer grupo de extrema direita ou ideologia racista poderá ser considerado nosso inimigo, ou quem ofenda as cores do clube.
BB- Quantos membros têm os Biris Norte? E os casuais?
Quanto ao número de casuais, não posso dar um número exacto pois não existe nenhum grupo ou secção que seja formado por casuais. Há alguns membros que poderíamos classificar como amantes desta cultura, mas não são muitos.
BB- Como são as transfertas? Como se organizam?
BB- Como é a relação com a polícia? Existe muita repressão em Espanha?
A repressão em Espanha é muito dura, é o principal motivo por o movimento ultra em Espanha estar como está, conseguiram que grupos históricos quase tenham desaparecido, ou que alguns grupos nem possam entrar nos estádios.
BB- Como está o movimento ultra e casual em Espanha na actualidade?
Casual BN- Como viste na resposta anterior, o movimento ultra está muito por baixo neste momento, devido a repressão mas também há falta de mentalidade de muitos membros. Mas pode-se dizer que em Espanha existem um bom punhado de grupos, que vão fazendo umas coisas interessantes como tifos, viagens…
Quanto aos casuais pode-se dizer muita coisa, que chegaram tarde e más horas.
Como disse anteriormente certos grupos, apoderaram-se do termo casual para se definirem como violentos, sem terem realmente conhecimento da cultura.
Hoje em dia parece que a única coisa importante é a roupa que se veste, pondo de lado o hooliganismo, algo a meu ver que está errado, pois sem hooliganismo não há casualismo.
Outro factor a considerar é que não existem brigas entre casuais porque existem poucos casuais nos grupos, assim as brigas são entre os grupos em geral.
BB- Quem opinião tens do movimento ultra e casual em Portugal?
Casual BN- A verdade é que tenho pouco conhecimento, mais por fotografias e opiniões de grupos de pessoas próximas ao Porto, por isso prefiro não fazer observações.
BB- Que opinião tens da Fúria Azul?
Casual BN- Do pouco que conheço parece ser um grupo fiel, mas não quero opinar muito por desconhecimento.
BB- Como é visto o movimento ultra e casual português em Espanha?
Casual BN- Não se sabe muito do movimento ultra português, devido a um profundo desconhecimento, apenas os grupos maiores são conhecidos.
BB- Quem são os grupos que mais admiras?
Casual BN- Há uma longa lista, orgulho e atitude na rua os grupos britânicos, Paris Casuals e em geral do Leste e dos Balcãs.
Por tradição ultra os italianos e alguns franceses.
BB- Qual o estilo que mais gostas, e com que mais te identificas?
Casual BN- Todo o mundo casual, estética e sentir o ser casual, e impressiona-me o velho estilo italiano para dar cor às bancadas, acho que a Ultras Tito para ilustrar perfeitamente a palavra ultra. Eu gosto muito.
Quanto a casualismo(forma de vestir) prefiro o estilo italiano ou latino ao estilo britânico. Creio que um italiano ou espanhol vai ter sempre mais sentido estético que um inglês por simples definição.
BB- Obrigado pela entrevista, peço-te só que deixes uma mensagem final.
Casual BN - Obrigado. Só posso pedir desculpas pela minha ignorância para com o movimento português, qualquer coisa não hesites em contactar-me.
Libertad para los ultras!!!
Nós agradecemos ao Casual do Sevilha pela disponibilidade, no BB-2 irei disponibilizar também a entrevista, e muito em breve teremos mais uma entrevista a sair.
BB 1984
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Rio Ave 0 - 1 Grande Belenenses
Os BB disseram presente com 4 elementos , ainda que alguns fossem na esperança de ver neve, e viram sol e o mar, o que já não foi mau.
A Furia Azul levou um bus bem composto, ainda assim muita gente faltou á chamada, mais alguns carros, e seriam cerca de 100 adeptos azuis em vila do conde.
A prestação da Furia foi parecida com a da equipa, foi melhorando com o passar do tempo, e fez uma 2ª parte de grande nivel vocal, para isso muito contribuiu o golo do Belenenses.
No final foi a natural explosão de alegria dos adeptos azuis, e os furiosos com o dever cumprido.
No regresso a capital, a alegria no bus furioso era mais que muita, muita brincadeira, muito atrofio dos mais bebidos, e nem uns telefonemas manhosos de gente manhosa para o telefone da Furia fizeram mossa, pois afinal ainda não tinhamos ganho fora, e esta vitória tem uma importancia enorme, pois vem ai jogos muito complicados.
Ultima paragem em Santarém, a espera que alguem cumprisse as ameaças feitas pelo telefone, mas nem sinal dos heróis.
Não posso deixar de sublinhar, o espirito vivido nesta deslocação, o companheirismo entre a malta, a camaradagem que esteve presente a cada minuto desta viagem, e é este meus amigos o rumo a seguir, só unidos como 1 só assim a Furia crescerá e o apoio ao nosso Belenenses será maior.
Porque neste momento a Furia precisa de todos nós, pois o Belenenses precisa da Furia.
BB 1984
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Diário do fim de semana
Perdemos em futsal com o ..., jogo em que a equipa esteve irreconhecivel.
Estiveram presentes cerca de 60 adeptos azuis, cerca de 20 furiosos que estiveram em bom plano sobretudo na 1ª parte.
No final do jogo tempo de ir a assistir ao andebol, onde acabamos por vencer.
Ontem cerca de 25 furiosos foram até terras estrangeiras, para assistir a mais um jogo da nossa miseravel equipa de futebol.
Até fizemos uma boa 1ª parte, mas a 2ª foi péssima.
O que a mim me interessa, é que a Furia Azul esteve presente em todas as frentes.
São 24 anos de história, 24 anos em que nunca deixámos as nossas cores sozinhas.
A NOSSA HONRA... É A NOSSA FIDELIDADE !!!
BB 1984
sábado, 3 de janeiro de 2009
Entrevista
BB - Sendo um dos elementos mais antigos do grupo, deves ter vivido muitos momentos marcantes da história da Fúria Azul e do Belenenses, quais foram os que te marcaram mais e porquê?
BB - Falando do clube, como vês a situação pela qual o Belenenses está a passar?
BB - Como vês a Fúria Azul na actualidade? O que pensas, que ainda pudemos fazer para a Fúria Azul continuar no seu rumo de sempre?
Os responsáveis políticos desta lei e actuais governantes, como o ministro do desporto que vem à boca cheia para as TV's dizer que Portugal já tem muitas claques "legais", mas não se interrogando sequer do porquê de este ano já estarem todas "Ilegais" novamente por não terem entregue as listagens de sócios actualizadas, ou não se interrogarem como é que grupos numerosos mentem descaradamente nos dados e números dos seus integrantes.
Tudo isto me leva a acreditar que esta é uma lei para "inglês ver" e não para resolver de facto os problemas que sentem os adeptos.
Enquanto me continuarem a tratar como criminoso por viver a minha paixão intensamente não terão da minha parte colaboração pois começam pelo pressuposto que sou um ser maléfico para a sociedade, portanto quando quiserem resolver seriamente o assunto sem preconceitos cá estarei para ajudar, se para tal for solicitado.
BB - Como vês o movimento ultra actualmente?
Penso que a repressão favorece o surgimento de um cena nova, mais difícil de controlar, principalmente nos clubes de maior expressão de adeptos mas este é pelo vistos o caminho que querem que os adeptos escolham, cabe-lhes a eles decidir.
Também a internet, por culpa dos ultras ou dos "pseudo-ultras" na maioria dos casos, não teve o condão de aumentar o conhecimento do movimento em portugal e não auxiliou como devia e como se desejava antigamente, termos um canal que facilitasse o contacto entre os grupos de modo a prepararmos acções conjuntas que nos ajudasse a todos. Penso que revelou muita imaturidade e cobardia de muita gente.
BB - Que achas que se pode fazer para melhorar o movimento em Portugal?
Conseguiu-se noutros países porque não fazê-lo também em Portugal?
Acho que os sites e blogs sobre o mundo ultra podem tentar fazer o papel de interlocutores entre os grupos dinamizando mais o movimento, ao invés de serem apenas órgãos de informação.
Boots - Apesar de perceber o movimento casual, eu julgo que não existe em Portugal um verdadeiro movimento casual como existe em Inglaterra ou nos países do Norte da Europa, julgo que existe pessoal que vai um pouco à margem dos grupos lideres para à bola e que adopta uma estética que vai de encontro à moda "Casual", moda essa, que até pela realidade económica dos portugueses, é muito difícil de acompanhar para a esmagadora maioria do pessoal, que já faz um sacrifício enorme para ter dinheiro para acompanhar os seus clubes e que eu penso que é mais uma forma de uns poucos chularem os adeptos de futebol.
Para mim adoptar uma postura "casual" não faz sentido quando se tem um grupo Ultra sério e que defende os valores que atrás já descrevi.
BB - Quais são os grupos que mais admiras? E qual é o estilo com que te identificas mais?
BB - Muito obrigado pelo tempo disponibilizado, peço-te só para deixares uma mensagem ao pessoal, aproveitando que estamos a entrar num novo ano.
Se cada um fizer a sua parte temos tudo para crescer.
Para todos os ultras, casuais, adeptos, etc., deixo um apelo que continuem a lutar para não deixarem que nos roubem a paixão, que lutem cada um à sua maneira, colectiva ou individualmente contra as injustiças deste futebol moderno!
O nosso muito obrigado ao Boots, não só pela entrevista,mas também por ser dos verdadeiros.
Os Blue Brothers desejam a todos os Furiosos, a todos os Belenenses e a quem visita o blog um bom 2009.
BLUE BROTHERS 1984